O Plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (12), a indicação de Gustavo Afonso Sabóia Vieira para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na vaga destinada ao Senado.
Com 60 votos favoráveis, a aprovação reflete o reconhecimento da trajetória sólida e do comprometimento de Sabóia com o serviço público e o fortalecimento das instituições democráticas.
Formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Ceub) e mestre pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), Gustavo Sabóia construiu uma carreira marcada pela atuação técnica, ética e estratégica em diferentes funções do Legislativo e do Judiciário.
Iniciou sua trajetória no setor público em 2011, como analista do Superior Tribunal Militar (STM). No ano seguinte, ingressou no Senado Federal, onde exerceu funções de destaque, incluindo o cargo de Secretário-Geral da Mesa entre 2021 e 2025, período em que contribuiu diretamente para o aprimoramento dos processos legislativos e administrativos da Casa.
Atualmente licenciado de suas atividades no Senado, Sabóia dedica-se à advocacia privada, atuando como sócio do escritório Sabóia, Ramos & Vieira Advocacia, com foco em Direito Público e Institucional.
CNMP
Criado pela Emenda Constitucional nº 45/2004, o Conselho Nacional do Ministério Público é o órgão responsável pelo controle administrativo e financeiro do Ministério Público, além de zelar pela sua autonomia funcional e contribuir para o aperfeiçoamento institucional da atuação ministerial em todo o país.



